Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Vértices?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Normas para Formatação dos Originais

 

A contribuição deve ser original e inédita, e não pode estar sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

A Revista Vértices não assume trabalhos de tradução nem de revisão.

A equipe editorial repassará o parecer dos avaliadores selecionados ao candidato assim que termine o processo de avaliação; se o parecer for favorável, mas com ressalvas, o autor receberá os comentários do avaliador a fim de propor novamente seu artigo.

 

Formato

 

Os artigos devem ter a extensão máxima de 20 páginas, com a opção de  mais 3 páginas de anexo opcional, em  formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

 

Configurações gerais

 

Página: tamanho do papel: A4 (21,0 x 29,7 cm); margens superior e inferior: 3,0  cm; direita: 3,0 cm; esquerda: 3,0 cm. Tipo de letra: Arial, corpo 12. Espaçamento: espaço 1,5 entre linhas e parágrafos; deixar uma linha em branco antes e depois de cada seção do artigo e entre texto e citações. Adentramento: parágrafos, exemplos, citações: 1 (cm) para assinalar início dos parágrafos. Tabelas, figuras e anexos devem vir prontos para serem impressos ou publicados on line. As figuras e tabelas devem estar inseridas no texto, e não no final do documento, na forma de anexos.

 

Apresentação do artigo

 

Título em português e em inglês.

Nome (s) do (s) autor (es).

Instituição de vínculo do (s) autor (es).

Titularidade acadêmica e funcional.

Endereço eletrônico.

 

Primeira página

Título em português, com tradução para o inglês, centralizado, em maiúsculas, sem negrito ou grifo.

 

O(s) nome(s) do(s) autor(es), sem itálico nem negrito, letras maiúsculas somente para as iniciais, duas linhas abaixo do título à direita, com identificação da instituição a que o autor pertence, país (no caso de trabalho proveniente de país estrangeiro), titularidade acadêmica e funcional e endereço eletrônico (e-mail).

 

RESUMO: o artigo deverá estar acompanhado de um resumo na língua em que foi escrito, colocado após o nome do autor, e de um resumo em inglês (ABSTRACT). Cada resumo deverá ter, no máximo, 80 palavras. As palavras RESUMO e ABSTRACT devem vir em maiúsculas, sem dois pontos, três linhas abaixo do nome do autor, sem adentramento. Iniciar o texto do resumo ou do abstract na linha de baixo.

 

Palavras-chave, no máximo cinco (5), na língua utilizada no artigo e em inglês (Key-Words).

 

Corpo do artigo

 

Indicações bibliográficas no corpo do texto deverão vir entre parênteses, resumindo-se ao último sobrenome do autor, data de publicação da obra e página. Ex. SOBRENOME, 2010, p. 100-101. Se o nome do autor estiver citado no texto, indicam-se, entre parênteses, apenas a data e a página. Não utilize, nas citações, expressões como Idem, Ibidem, Op. Cit..

 

Notas: devem aparecer ao pé da página, corpo 10, numeradas de acordo com a ordem de aparecimento.

 

Uso de recursos tipográficos: itálico, negrito, “aspas”

 

Itálico: deverá ser utilizado em três situações: palavras de língua estrangeira, citação de títulos de obras no corpo do texto, ênfase ou destaque de palavra ou trecho do texto.

 

Negrito: pode ser usado para dar ênfase ou destaque. Evitar esse recurso tipográfico.

 

Aspas: devem ser empregadas, no corpo do texto, para citações de trechos de obras; jamais em artigos, canções, partes de obras, títulos de capítulos que virão sem destaque.

 

Transliteração

 

Recomendamos o padrão de transliteração da obra abaixo, que pode ser encontrada no CEJ da FFLCH-USP, ou facilmente adquirida na livraria do departamento:

 

KIRSCHBAUM, Saul [et al.]. Transliteração do Hebraico para Leitores Brasileiros. São Paulo: Ateliê Editorial, 2009.

 

 

Citações

 

Todas as citações de textos estrangeiros devem ser traduzidas para o português. Usar, sempre que possível, as traduções já existentes. O original, se necessário, deve aparecer em nota de rodapé. O trecho citado deve ter um recuo de 4 cm, sem adentramento no começo do parágrafo, fonte 11 e espaço simples entre linhas. Não empregar aspas. No final, entre parênteses, inserir: sobrenome do autor (em maiúsculas), data da edição utilizada, número da página. Para citação com mais de três autores, indique, entre parênteses, o primeiro autor seguido da expressão et. al., data.

 

Referências

 

Livros:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do Autor. Título do livro (em itálico). Local de publicação: editora, data da publicação.

 

Capítulos de um livro:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do Autor. Título do capítulo (sem destaque), a preposição in seguida das referências do livro: nome do autor ou organizador, título do livro (em itálico), edição (a partir da 2ª), local de publicação: editora, data, acrescentando-se os números das páginas.

 

Trabalhos publicados em anais de eventos ou similares:

SOBRENOME DO AUTOR DO CAPÍTULO, Nome do autor do capítulo. Título: subtítulo [ambos em redondo]. In: NOME DO EVENTO, número, ano, local de realização. Título da publicação (em itálico): subtítulo da publicação (em redondo). Local de publicação (cidade): Editora, data, páginas inicial-final do trabalho.

 

Artigos de periódicos:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do Autor. Título do artigo (sem destaque), nome do periódico (em itálico), cidade, volume e número do periódico, data de publicação.

 

Artigos de jornal:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do Autor. Título do artigo. Título do jornal, Número ou título do caderno, seção ou suplemento, Local, páginas inicial-final, dia, mês, ano.

 

Monografias, dissertações e teses:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do Autor. Título (itálico): subtítulo (redondo), ano, número de folhas ou volumes, (Categoria e área de concentração) Nome da Faculdade, Nome da Universidade, cidade.

 

Publicações online:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do Autor. Título do artigo. Nome do periódico. Cidade, volume do periódico, número do periódico, ano. Disponível em: [endereço eletrônico]. Acesso em: dia/mês/ano.

Filmes:

NOME DO FILME. Diretor. Estúdio de produção do filme. País de origem da Produção: ano de produção. Local da distribuidora: Nome da distribuidora, data. Suporte [VHS ou DVD]. (Tempo de duração), colorido ou p & b.

 

Pinturas, fotos, gravuras, desenhos:

AUTOR. Título(quando não existir título, atribuir um ou indicar sem título, entre colchetes). Data. Especificação do suporte. Havendo mais dados, podem ser acrescentados para melhor identificação do material.

 

Discos considerados no todo:

SOBRENOME DO ARTISTA, Nome do artista [ou NOME DO GRUPO]. Título da obra: subtítulo [Indicar se setrata de CD ou Vinil]. Local da gravadora: Nome da gravadora, data.

 

Partes de discos (canções, peças etc.):

AUTOR DA CANÇÃO. Título da canção. In: AUTOR DO DISCO. Título da obra: subtítulo [informar se setrata de CD ou Vinil]. Local da gravadora: nome da gravadora, data.

 

Anexo

Devem ser colocados antes das referências, precedidos da palavra ANEXO, sem adentramento e sem numeração.

 

Figuras

As ilustrações deverão ter a qualidade necessária para publicação na internet ou impressão. Deverão ser identificadas, com título ou legenda, e designadas, no texto, de forma abreviada, como Fig. 1, Fig. 2, etc. Deverão vir em arquivos jpeg.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.